Curso Livre de Formação de Psicanálise com Crianças

Objetivo

Promover a formação de psicanalistas para atuação com crianças por intermédio de conhecimentos teórico-clínicos dos autores mais importantes que se dedicaram ao público infantil.

Público-Alvo

Interessados no conhecimento psicanalítico, para atuar clinicamente com crianças.

Pré-requisito

O aluno deve possuir curso superior completo e carga mínima de 80hs de análise.

Duração e Estrutura

De abril de 2020 a setembro de 2021. Quintas feiras das 08 as 12 hs.

Investimento

Valor mensal: R$ 900,00. Valor com desconto: R$ 850,00. (Pagamentos efetuados até o 5º dia de cada mês)

Início

09 de Abril de 2020


coordenação

Anajane Di Lorenzo Paciullo - Psicóloga (CRP 06/16937) e Psicanalista.
Atendimento de crianças, adolescentes e adultos em psicanálise desde 1983.
Supervisora de casos clínicos de atendimento em psicanálise.
Membro do departamento de Psicanálise com crianças no Instituto Sedes Sapientiae. Especialização em Psicoterapia
Psicanalítica na Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Psicoterapia Psicanalítica de crianças e adolescentes no IPPIA (Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência) e Especialização em Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae.
Participou de cursos sobre clínica psicanalítica de Gilberto Safra de 1983 a 2003.
Membro do grupo de estudos de vínculos de casal e família- entre a subjetividade e a realidade externa na clínica contemporânea com Maria Aparecida Quesado Nicoletti e membro do grupo de adoção e parentalidade com Gina Khafif Levinzon e Alicia Beatriz Dorado de Lisondo na Sociedade Brasileira de Psicanálise. (SBPSP).
Membro do grupo de estudos "Perspectiva Relacional" no departamento de Psicanálise com crianças no Instituto Sedes Sapientiae.

descrição

Aos textos fundamentais de Freud serão agregadas as contribuições de Anna Freud, Melaine Klein, Arminda Aberastury, Donald Winnicott, Antonino Ferro e Françoise Dolto que tiveram uma ampla atuação com o público infantil.
Serão estudados também conceitos de André Green e Wilfred Bion que vão compor importantes chaves para a compreensão do trabalho com crianças.
O curso abrangerá o estudo da especificidade no atendimento com crianças como:

  • Entrevista com pais;
  • Caixa lúdica;
  • Hora do jogo;
  • Devolutiva para os pais;
  • O lugar dos pais na psicanálise com crianças;
  • As diferenças no manejo dos autores mais importantes.

O curso possibilitará o atendimento de crianças com supervisão em grupo.

estrutura do curso

1⁰ semestre: Freud e Técnica de Psicanálise com crianças I

2⁰ semestre: Melaine Klein e Técnica de Psicanálise com crianças II

3⁰ semestre: Winnicott e supervisão

carga horária

240 horas.

Requerimento de Matrícula

Curso Livre de Formação de Psicanálise com Crianças

Solicito minha matrícula no da Sociedade Paulista de Psicanálise, com início previsto para o dia , sendo as aulas ministradas às , das .

Declaro estar ciente de que a matrícula fica condicionada à entrega, até a data de início do Curso acima mencionada, de cópia dos seguintes documentos: R.G., C.P.F., comprovante de residência, Certificado de Conclusão de Curso Superior em qualquer área de ensino, duas fotos 3x4 e ficha cadastral com dados pessoais.

Tenho ciência de que o dia da semana e horário previstos para as aulas teóricas poderão sofrer alteração, a qualquer momento e a exclusivo critério da Sociedade Paulista de Psicanálise, juntamente com outra turma em andamento de , sem que haja qualquer prejuízo ao conteúdo programático do curso.

Tenho conhecimento de que, caso não haja pelo menos 10 (dez) alunos matriculados no Curso, o início do mesmo será prorrogado até que a quantidade mínima de vagas seja preenchida.

Declaro também que:
a) Tomei ciência e estou de acordo com os termos do "Contrato de Prestação de Serviços", cujo texto está disponível na sede da Sociedade Paulista de Psicanálise, afixado em local visível, do qual posso obter cópia, se a solicitar;
b) Tomei ciência da Tabela de Valores contendo os preços vigentes para o ano corrente, estando plenamente de acordo com os mesmos; e
c) Estou ciente de que o pagamento recolhido na ocasião da matrícula é referente à primeira mensalidade do curso.

Declaro assim estar ciente e de acordo com os termos do Contrato de Prestação de Serviços, e especialmente que:
I- a psicanálise é uma ciência não regulamentada;
II- o presente Curso não possui qualquer vinculação com as normas do MEC e nem está sujeito a fiscalização ou controle público, tratando-se de um ensino livre, de forma que, cada Sociedade, Entidade ou Estabelecimento que ensine Psicanálise tem seus padrões e métodos próprios;

Tenho ciência de que a análise individual não está vinculada ao Curso e nem constitui objeto do Contrato de Prestação de Serviços, sendo, no entanto, condição necessária e indispensável para que possa ingressar e frequentar o Módulo II do Curso (“Clínica Social”), bem como para a conclusão do Curso e consequente obtenção do Certificado de Conclusão do , importando assim em custos adicionais a serem arcados por mim.

Li e aceito os termos acima.