Curso Livre de Formação em Psicanálise

Objetivo

Formação teórica e técnica em Psicanálise.

Público-Alvo

Interessados no conhecimento psicanalítico, para atuar clinicamente ou como conhecimento pessoal/profissional.

Pré-requisito

Formação superior em qualquer área.

Duração e Estrutura

Aulas semanais, com duração de 3 horas. Duração do curso: 3 anos.

Investimento

Valor mensal: R$900,00.
Valor com desconto: R$ 860,00. (Pagamentos efetuados até o 5º dia de cada mês)

Início

Inscrições abertas.
Início em Fevereiro 2024
MODELO HIBRÍDO
Aulas presencial e simultaneamente transmitida on-line


coordenação

Taís R. de Carvalho Pinto

descrição

“O preparo para a atividade analítica de modo algum é fácil e simples. O trabalho é árduo, grande a responsabilidade. Mas qualquer um que tenha passado por um curso de instrução dessa natureza, que tenha sido analisado, que tenha dominado o que pode ser ensinado em nossos dias sobre a psicologia do inconsciente, que esteja familiarizado com a ciência da vida sexual, que tenha aprendido a delicada técnica da psicanálise, a arte da interpretação, de combater resistências e de lidar com a transferência – qualquer um que tenha realizado tudo isso não é mais um leigo no campo da psicanálise.”  Sigmund Freud A Sociedade Paulista de Psicanálise, na formação de seus alunos, segue o legado de Freud, baseado no tripé: formação teoria e técnica, análise didática e supervisão. Assim sendo, para que a formação se torne possível, é necessário que cada aluno inicie a análise pessoal psicanalítica juntamente com o Curso, pois partimos da seguinte teoria: para analisar você deve ser analisado, ou seja, uma pessoa dificilmente ajudará outra a lidar com seus medos e conflitos, se não tiver tido os seus trabalhados. Além disso, o processo de análise ajuda na construção e formação do aluno como futuro psicanalista.

estrutura do curso

O Curso tem duração total de 6 (seis) semestres e é estruturado em 2 (dois) módulos, o primeiro denominado “Teoria e Técnica Psicanalítica”, com duração de 4 (quatro) semestres, e o segundo denominado “Clínica Social”, com duração de 2 (dois) semestres, compreendendo: – Aulas teóricas; – Realização de trabalhos e provas; – Atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica”; – Supervisão dos atendimentos clínicos; – Elaboração de relatórios dos atendimentos clínicos; – Monografia   Os semestres são eliminatórios, sendo indispensável para o prosseguimento no Curso, que o aluno obtenha média mínima 7,0 (sete). Além da aprovação em todos os semestres do Módulo I – “Teoria e Técnica Psicanalítica” do Curso, é condição necessária e indispensável para seu ingresso no Módulo – “Clínica Social”, que o aluno passe por sessões de análise individual, com psicanalista reconhecido e aceito pela SPP, a seu exclusivo critério, totalizando pelo menos 80 (oitenta) sessões. A carga horária total teórica do Curso é de 310 (trezentas e dez) horas, dividas em 6 (seis) semestres, conforme eixos temáticos descritos na tabela abaixo:

Semestre Eixo temático Carga Horária
MÓDULO I – Teoria e Técnica Psicanalítica
A Formação do Psiquismo 66
Psicopatologia e Sexualidade 66
Psicanalistas Contemporâneos 66
Técnicas Psicanalíticas 66
MÓDULO II – Clínica Social
Introdução ao Setting e Metodologia Cientifica 23
Articulação da Teoria na Pratica 23

Durante o Curso, o aluno deverá realizar trabalhos e provas, os quais serão avaliados visando verificar seu aproveitamento, o que comporá a média de cada semestre. Não será aceita a cópia, total ou parcial, de textos de terceiros, publicados ou divulgados por qualquer meio ou mídia, inclusive internet. Qualquer citação deverá estar devidamente destacada e acompanhada da fonte (autor, obra e data e local de publicação).   Clínica Social (5º e 6º semestres) A SPP mantém um projeto social denominado “Clínica Social”, que tem por objeto, dentre outros, propiciar aos seus alunos(as) estágios supervisionados. Assim, como parte do processo de aprendizagem, durante os dois últimos semestres do Curso 5º (quinto) e 6º (sexto) semestres, a SPP encaminhará pacientes da Clínica Social para atendimento dos alunos, sob a supervisão e orientação de professor responsável. Somente poderão prestar atendimento na Clínica Social os(as) alunos(as) que estiverem devidamente aprovados nos primeiros 4 (quatro) semestres do Curso e que tenham completado pelo menos 80 (oitenta) horas de análise individual conduzidas por profissional reconhecido pela SPP. O aluno não fará jus a qualquer remuneração ou auxílio pecuniário pelo atendimento clínico, devendo ainda limitar-se ao método da “escuta psicanalítica” de pacientes. Os horários de atendimento dos pacientes serão agendados pela SPP, conforme disponibilidade do aluno e do paciente, e serão realizados nas dependências da SPP ou encaminhados para consultórios próximos.. O aluno deverá cumprir uma carga horária total de, no mínimo, 40 (quarenta) horas de atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica”.   Supervisão (5º e 6º semestres) A supervisão corresponde ao acompanhamento e orientação em sala de aula, pelo professor-supervisor, dos atendimentos clínicos realizados na Clínica Social pelos alunos do Curso. Somente poderão participar da Supervisão os(as) alunos(as) que já estiverem realizando Atendimento Clínico baseado na “Escuta Psicanalítica”.   Monografia (5º e 6º semestres)  A elaboração da monografia terá início no 5º (quinto) semestre do Curso, devendo ser concluída até o final do 6º (sexto) semestre e terá o acompanhamento de um professor-orientador.   Não será aceita a cópia, total ou parcial, de textos de terceiros, publicados ou divulgados por qualquer meio ou mídia, inclusive internet. Qualquer citação deverá estar devidamente destacada e acompanhada da fonte (autor, obra e data e local de publicação). O aluno fará a apresentação da sua monografia para uma Banca formada por professores da SPP, em data agendada por esta. Haverá uma nota de avaliação final que, para fins de aprovação, deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

carga horária

A carga horária total para conclusão do CURSO será de, no mínimo, 550 (quinhentas e cinquenta) horas, conforme tabela abaixo, podendo variar em razão da quantidade de horas dedicadas ao Atendimento Clínico, à Elaboração de Relatórios, à Análise Individual, bem como aos Trabalhos e Monografia realizados durante o Curso:

Aulas, atividades e tarefas Carga Horária (horas)
Aulas teóricas 310 horas
Realização de trabalhos indeterminado
Atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica” 40 horas (mínimo)
Supervisão dos atendimentos clínicos 80 horas
Elaboração de relatórios dos atendimentos clínicos indeterminado
Monografia indeterminado
Análise individual 120 horas (mínimo)
TOTAL 550 horas (mínimo)

Requerimento de Matrícula

Curso Livre de Formação em Psicanálise

    Solicito minha matrícula no da Sociedade Paulista de Psicanálise, com início previsto para o dia , sendo as aulas ministradas às , das .

    Declaro estar ciente de que a matrícula fica condicionada à entrega, até a data de início do Curso acima mencionada, de cópia dos seguintes documentos: R.G., C.P.F., comprovante de residência, Certificado de Conclusão de Curso Superior em qualquer área de ensino, duas fotos 3x4 e ficha cadastral com dados pessoais.

    Tenho ciência de que o dia da semana e horário previstos para as aulas teóricas poderão sofrer alteração, a qualquer momento e a exclusivo critério da Sociedade Paulista de Psicanálise, juntamente com outra turma em andamento de , sem que haja qualquer prejuízo ao conteúdo programático do curso.

    Tenho conhecimento de que, caso não haja pelo menos 10 (dez) alunos matriculados no Curso, o início do mesmo será prorrogado até que a quantidade mínima de vagas seja preenchida.

    Declaro também que:
    a) Tomei ciência e estou de acordo com os termos do "Contrato de Prestação de Serviços", cujo texto está disponível na sede da Sociedade Paulista de Psicanálise, afixado em local visível, do qual posso obter cópia, se a solicitar;
    b) Tomei ciência da Tabela de Valores contendo os preços vigentes para o ano corrente, estando plenamente de acordo com os mesmos; e
    c) Estou ciente de que o pagamento recolhido na ocasião da matrícula é referente à primeira mensalidade do curso.

    Declaro assim estar ciente e de acordo com os termos do Contrato de Prestação de Serviços, e especialmente que:
    I- a psicanálise é uma ciência não regulamentada;
    II- o presente Curso não possui qualquer vinculação com as normas do MEC e nem está sujeito a fiscalização ou controle público, tratando-se de um ensino livre, de forma que, cada Sociedade, Entidade ou Estabelecimento que ensine Psicanálise tem seus padrões e métodos próprios;

    Tenho ciência de que a análise individual não está vinculada ao Curso e nem constitui objeto do Contrato de Prestação de Serviços, sendo, no entanto, condição necessária e indispensável para que possa ingressar e frequentar o Módulo II do Curso (“Clínica Social”), bem como para a conclusão do Curso e consequente obtenção do Certificado de Conclusão do , importando assim em custos adicionais a serem arcados por mim.

    Li e aceito os termos acima.