A análise psicanalítica é um método terapêutico que visa estabelecer o equilíbrio emocional e favorecer o autoconhecimento, contribuindo assim, para o crescimento psíquico do indivíduo.
Freud nos ensina no artigo “A Questão da Análise Leiga” (1926) que: a palavra “(…) é um instrumento poderoso; é o meio pelo qual transmitimos nossos sentimentos a outros” (…).
Quando a vida se torna muito árdua, nosso aparelho psíquico pode entrar em colapso e nos tornamos doentes emocionalmente. Isso pode se manifestar de várias maneiras: sob a forma de sintomas físicos sem a presença de doença orgânica, em sonhos repetitivos de situações ruins ou mal resolvidas, em comportamentos de irritação, descontrole emocional, ansiedade ou depressão, para citar apenas alguns. Freud nos ensina que “não existe diferença fundamental, mas apenas de grau, entre a vida mental das pessoas normais, dos neuróticos e dos psicóticos”. Uma pessoa normal tem de passar pelas mesmas repressões e lutar com todas as suas forças para lidar com as situações que a vida lhe impõe, que uma pessoa neurótica ou psicótica. A diferença, diz Freud, é que ela lida com estes acontecimentos com menos dificuldade e mais sucesso. Eis porque, muitas vezes, precisamos da ajuda de um psicanalista qualificado: uma grande parte das pessoas não encontra forças e meios para enfrentar situações difíceis, pois, a depender de sua constituição hereditária e do tamanho do problema a ser enfrentado, cai doente.
Na SPP, os atendimentos clínicos são feitos pelos nossos profissionais, baseados nos preceitos psicanalíticos. Com o objetivo de criar um ambiente seguro e acolhedor, o psicanalista acompanha seu paciente durante todo o processo, proporcionando a expansão das funções psíquicas, a superação de conflitos emocionais, de traumas e angústias.
terapia centrada no indivíduo, respeitando a subjetividade de cada paciente.
terapia de base psicanalítica, destinada a famílias e casais que passam por dificuldades de relacionamento.
é a análise obrigatória dos alunos do Curso Livre de Formação em psicanálise, que garante o alto padrão de qualidade de formação de um psicanalista. Na sua essência, ela é igual a qualquer outra análise, porém segue um padrão mais rigoroso quanto às sessões semanais e tempo mínimo de horas para a formação.
Atendimento realizado pelos alunos da Clínica Social: é o atendimento semanal realizado pelos alunos do último ano do Curso Livre de Formação em Psicanálise. A diferença desta abordagem em relação às demais é que se trata de um atendimento de “escuta psicanalítica”, no qual o paciente poderá falar sobre suas angústias e conflitos, sendo então acolhido em sua subjetividade.
Valor: R$300,00 (trezentos reais) mensais.
São 30 anos de experiência em cursos, palestras, workshops e atendimento clínico, com uma equipe qualificada de profissionais associados.