Curso Livre de Formação em Psicanálise

Objetivo

Formação teórica e técnica em Psicanálise.

Público-Alvo

Interessados no conhecimento psicanalítico, para atuar clinicamente ou como conhecimento pessoal/profissional.

Pré-requisito

Formação superior em qualquer área.

Duração e Estrutura

Aulas semanais, com duração de 3 horas. Duração do curso: 3 anos.

Investimento

Valor mensal: R$ 650,00.
Valor com desconto: R$ 600,00. (Pagamentos efetuados até o 5º dia de cada mês)

Desconto: 5% na primeira mensalidade para inscrições antecipadas (até 15 de janeiro de 2019). 10% de desconto na sua mensalidade se você trouxer um amigo.

Início

Inscrições abertas a partir de 1 de outubro de 2018
Início em fevereiro de 2019.


coordenação

Taís Ranali de Carvalho Pinto

descrição

“O preparo para a atividade analítica de modo algum é fácil e simples. O trabalho é árduo, grande a responsabilidade. Mas qualquer um que tenha passado por um curso de instrução dessa natureza, que tenha sido analisado, que tenha dominado o que pode ser ensinado em nossos dias sobre a psicologia do inconsciente, que esteja familiarizado com a ciência da vida sexual, que tenha aprendido a delicada técnica da psicanálise, a arte da interpretação, de combater resistências e de lidar com a transferência – qualquer um que tenha realizado tudo isso não é mais um leigo no campo da psicanálise.”  Sigmund Freud

A Sociedade Paulista de Psicanálise, na formação de seus alunos, segue o legado de Freud, baseado no tripé: formação teoria e técnica, análise didática e supervisão.

Assim sendo, para que a formação se torne possível, é necessário que cada aluno inicie a análise pessoal psicanalítica juntamente com o Curso, pois partimos da seguinte teoria: para analisar você deve ser analisado, ou seja, uma pessoa dificilmente ajudará outra a lidar com seus medos e conflitos, se não tiver tido os seus trabalhados. Além disso, o processo de análise ajuda na construção e formação do aluno como futuro psicanalista.

estrutura do curso

O Curso tem duração total de 6 (seis) semestres e é estruturado em 2 (dois) módulos, o primeiro denominado “Teoria e Técnica Psicanalítica”, com duração de 4 (quatro) semestres, e o segundo denominado “Clínica Social”, com duração de 2 (dois) semestres, compreendendo:

– Aulas teóricas;

– Realização de trabalhos e provas;

– Atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica”;

– Supervisão dos atendimentos clínicos;

– Elaboração de relatórios dos atendimentos clínicos;

– Monografia

 

Os semestres são eliminatórios, sendo indispensável para o prosseguimento no Curso, que o aluno obtenha média mínima 7,0 (sete). Além da aprovação em todos os semestres do Módulo I – “Teoria e Técnica Psicanalítica” do Curso, é condição necessária e indispensável para seu ingresso no Módulo – “Clínica Social”, que o aluno passe por sessões de análise individual, com psicanalista reconhecido e aceito pela SPP, a seu exclusivo critério, totalizando pelo menos 80 (oitenta) sessões.

A carga horária total teórica do Curso é de 310 (trezentas e dez) horas, dividas em 6 (seis) semestres, conforme eixos temáticos descritos na tabela abaixo:

Semestre Eixo temático Carga Horária
MÓDULO I – Teoria e Técnica Psicanalítica
A Formação do Psiquismo 66
Psicopatologia e Sexualidade 66
Psicanalistas Contemporâneos 66
Técnicas Psicanalíticas 66
MÓDULO II – Clínica Social
Introdução ao Setting e Metodologia Cientifica 23
Articulação da Teoria na Pratica 23

Durante o Curso, o aluno deverá realizar trabalhos e provas, os quais serão avaliados visando verificar seu aproveitamento, o que comporá a média de cada semestre.

Não será aceita a cópia, total ou parcial, de textos de terceiros, publicados ou divulgados por qualquer meio ou mídia, inclusive internet. Qualquer citação deverá estar devidamente destacada e acompanhada da fonte (autor, obra e data e local de publicação).

 

Clínica Social (5º e 6º semestres)

A SPP mantém um projeto social denominado “Clínica Social”, que tem por objeto, dentre outros, propiciar aos seus alunos(as) estágios supervisionados. Assim, como parte do processo de aprendizagem, durante os dois últimos semestres do Curso 5º (quinto) e 6º (sexto) semestres, a SPP encaminhará pacientes da Clínica Social para atendimento dos alunos, sob a supervisão e orientação de professor responsável.

Somente poderão prestar atendimento na Clínica Social os(as) alunos(as) que estiverem devidamente aprovados nos primeiros 4 (quatro) semestres do Curso e que tenham completado pelo menos 80 (oitenta) horas de análise individual conduzidas por profissional reconhecido pela SPP.

O aluno não fará jus a qualquer remuneração ou auxílio pecuniário pelo atendimento clínico, devendo ainda limitar-se ao método da “escuta psicanalítica” de pacientes.

Os horários de atendimento dos pacientes serão agendados pela SPP, conforme disponibilidade do aluno e do paciente, e serão realizados nas dependências da SPP ou encaminhados para consultórios próximos..

O aluno deverá cumprir uma carga horária total de, no mínimo, 40 (quarenta) horas de atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica”.

 

Supervisão (5º e 6º semestres)

A supervisão corresponde ao acompanhamento e orientação em sala de aula, pelo professor-supervisor, dos atendimentos clínicos realizados na Clínica Social pelos alunos do Curso.

Somente poderão participar da Supervisão os(as) alunos(as) que já estiverem realizando Atendimento Clínico baseado na “Escuta Psicanalítica”.

 

Monografia (5º e 6º semestres)

 A elaboração da monografia terá início no 5º (quinto) semestre do Curso, devendo ser concluída até o final do 6º (sexto) semestre e terá o acompanhamento de um professor-orientador.

 

Não será aceita a cópia, total ou parcial, de textos de terceiros, publicados ou divulgados por qualquer meio ou mídia, inclusive internet. Qualquer citação deverá estar devidamente destacada e acompanhada da fonte (autor, obra e data e local de publicação).

O aluno fará a apresentação da sua monografia para uma Banca formada por professores da SPP, em data agendada por esta.

Haverá uma nota de avaliação final que, para fins de aprovação, deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

carga horária

A carga horária total para conclusão do CURSO será de, no mínimo, 550 (quinhentas e cinquenta) horas, conforme tabela abaixo, podendo variar em razão da quantidade de horas dedicadas ao Atendimento Clínico, à Elaboração de Relatórios, à Análise Individual, bem como aos Trabalhos e Monografia realizados durante o Curso:

 

Aulas, atividades e tarefas Carga Horária (horas)
Aulas teóricas 310 horas
Realização de trabalhos indeterminado
Atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica” 40 horas (mínimo)
Supervisão dos atendimentos clínicos 80 horas
Elaboração de relatórios dos atendimentos clínicos indeterminado
Monografia indeterminado
Análise individual 120 horas (mínimo)
TOTAL 550 horas (mínimo)

SAIBA MAIS